Saúde mental na era digital: desafios e soluções para o uso saudável da tecnologia

Por: Mental One - 12 de Fevereiro de 2025
Saúde mental na era digital: desafios e soluções para o uso saudável da tecnologia
O uso das redes sociais e da tecnologia está cada vez mais inserido na vida cotidiana, mas o impacto disso sobre a saúde mental levanta preocupações. Embora o acesso a essas ferramentas tenham permitido avanços na comunicação e na conectividade, seu uso desmedido e a forma como são construídas podem gerar efeitos colaterais como ansiedade, depressão e transtornos de imagem. Dados da American Psychological Association indicam que 46% dos adolescentes ficam online "quase o tempo todo", e as taxas de ansiedade entre jovens aumentaram em 70% nos últimos 25 anos.
Esses números mostram a necessidade de discutir o impacto das redes sociais na saúde mental de maneira mais profunda. Aline Graffiette, CEO da Mental One, destaca que "O problema não está apenas no tempo que as pessoas passam nas redes, mas na forma como esse tempo é gasto. A constante comparação social, alimentada por algoritmos que promovem conteúdo hiperidealizado, pode criar uma sensação de inadequação."
O Efeito das Redes Sociais na Saúde Mental
Estudos apontam que o uso intensivo de redes sociais está relacionado ao aumento dos transtornos de ansiedade e depressão, especialmente entre adolescentes e jovens adultos. A pressão para se adequar aos padrões estéticos e comportamentais pode afetar negativamente a autoestima. Um relatório de 2023 revelou que 54% dos adolescentes acreditam que passam tempo demais nas redes sociais, o que gera consequências emocionais, como ansiedade, e dificuldades em desligar-se desse ambiente.
Aline acrescenta: "Além da comparação social, a exposição constante a estímulos pode sobrecarregar nosso sistema nervoso. As redes sociais são construídas para manter nossa atenção o maior tempo possível, e isso cria uma dependência emocional que pode se transformar em burnout digital."
Soluções e Técnicas para um Uso Saudável da Tecnologia
A chave para enfrentar esses desafios está em usar as redes sociais e a tecnologia de maneira mais consciente. Diversas técnicas já vêm sendo implementadas por especialistas em saúde mental e usando formas de educar as pessoas sobre o uso saudável da tecnologia.
Aline Graffiette explica que, uma das melhores maneiras de trabalhar isso é por meio do autoconhecimento através de terapias. “Na Mental One oferecemos programas baseados em Terapia Cognitivo Comportamental que ajudam as pessoas a reconhecerem padrões de pensamento negativos gerados pelo uso excessivo de redes sociais. A ideia é proporcionar uma forma de identificar esses pensamentos e trabalhar formas mais saudáveis de lidar com eles”, aponta.
Uma outra maneira segundo a especialista é a prática do mindfulness: “É fundamental trazer a atenção plena para o uso da tecnologia. Isso envolve atividades que ajudam os usuários a reconhecerem quando estão sendo dominados pela tecnologia, ao invés de estarem no controle.”
Além dessas soluções, Aline salienta que é fundamental trazer à tona o tempo gasto, tanto de jovens quanto de adultos, no digital. Segundo ela, "muitas pessoas não percebem o quanto se tornam dependentes das redes até que experimentam sintomas físicos e emocionais, como insônia, irritabilidade e dificuldade de concentração."
Caminhos para o Futuro
Com o avanço das tecnologias e o uso cada vez mais intenso das redes sociais, o desafio será encontrar um ponto de equilíbrio entre aproveitar os benefícios da conectividade sem sacrificar a saúde mental. Aline enfatiza que "a solução passa pela educação e pelo autoconhecimento. Quanto mais as pessoas entenderem o impacto das redes em suas vidas e como usá-las de maneira equilibrada, mais preparadas estarão para enfrentar os desafios da era digital."
Sobre a Mental One
A Mental One é uma referência em saúde mental no Brasil e no exterior, oferecendo um portfólio completo de serviços especializados em terapia e apoio psicológico. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a Mental One é especialista em TCC - Terapia cognitivo comportamental no qual utiliza atividades excepcionais com um atendimento acessível e personalizado, focado no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes. Para mais informações, acesse www.mentalone.com.